quarta-feira, 5 de setembro de 2012

IV Simpósio Internacional Darwinismo Hoje – 22/10, 23/10 e 24/10/2012 d.C


IV Simpósio Internacional Darwinismo Hoje
 
22/10, 23/10 e 24/10/2012 d.C


Apresentação


Esta é a 4ª. edição do Simpósio Internacional Darwinismo Hoje, promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Essa série de eventos nasceu com o objetivo de se estudar e melhor conhecer as ideias de Charles Darwin, reconhecido como quem sistematizou e divulgou o conceito da evolução das espécies mediante a seleção natural e outros mecanismos evolucionários, bem como o atual status heurístico de sua teoria no contexto de justificação teórica nos dias de hoje.

Um grupo crescente de cientistas, filósofos e pesquisadores, alguns membros de Academias de Ciências, vêm apontando para a necessidade de uma reavaliação substancial da teoria da evolução para adequá-la às descobertas mais recentes que revelam a intrincada complexidade da vida no seu nível molecular. Entre eles estão pesquisadores que defendem o Design Inteligente, o conceito de que tal complexidade dificilmente teria sido originada ao acaso via seleção natural e que as evidências apontam para um propósito ou intencionalidade por detrás da origem da vida e de seu desenvolvimento.

O convidado internacional do IV Simpósio é Dr. Michael Behe, bioquímico norte-americano, professor de bioquímica da universidade de Lehigh, Pensilvânia. Behe é famoso pelo seu argumento da complexidade irredutível em sistemas biológicos, um conceito que defende que algumas estruturas são muito complexas no nível bioquímico para serem adequadamente explicadas como resultado de mecanismos evolucionários não guiados e aleatórios.

Além de Dr. Behe, estão convidados renomados professores brasileiros para palestras e debates, entre eles defensores do evolucionismo darwinista e outros defensores do Design Inteligente.

Nosso alvo é lembrar que a Universidade, como o lugar do contraditório, deveria abrir espaço para ouvir teorias alternativas àquelas estabelecidas, pois é por meio do debate que avança a ciência para uma melhor compreensão da realidade que nos cerca.

Sejam todos bem-vindos.


Rev. Dr. Augustus Nicodemus Lopes
Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie








Realização:

Chancelaria - Mackenzie

Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

 

 


 

 

IV Simpósio Internacional Darwinismo Hoje





Conferencistas






Prof. Dr. Michael J. Behe – Possui doutorado em bioquímica pela University of Pennsylvania (1978). É professor de ciências biológicas na Lehigh University e pesquisador do Discovery Institute’s Center for Science and Culture. Além de mais de 35 artigos em periódicos bioquímicos, e editoriais em jornais e revistas de ampla circulação, ele já publicou três livros dos quais A Caixa Preta de Darwin (Jorge Zahar, 1997) foi muito resenhado e considerado um dos 100 livros mais importantes do século 20 de acordo com a revista National Review and World. Esse livro discute as implicações para o neo-Darwinismo do que ele chama de sistemas bioquímicos “irredutivelmente complexos”, isto é, com sistemas moleculares na célula que exigem múltiplos componentes a fim de funcionar.





Prof. Dr. Aldo Mellender de Araújo – (IB-UFRS, evolucionista). Possui graduação em História Natural (1967) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973). Realizou estágios na University of Liverpool (1975) e na Cornell University (1976), sobre história da genética e evolução. Atualmente é professor titular do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IB - UFRS), atuando na área de história e epistemologia das idéias sobre evolução biológica.





Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin – (Design Inteligente). Graduação (1982), Mestrado (1984) e Doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. É membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). É vice-presidente da Sociedade Brasileira (BrMASS) e Internacional (IMSS) de Espectrometria de Massas. Estuda a arquitetura química dos seres vivos, o que, objetivamente, significa buscar explicações científicas para a origem da vida. Já publicou mais de 350 artigos científicos com mais de 4 mil citações. Coordena uma equipe de diversos pesquisadores do Laboratório ThoMSon no Instituto de Química da UNICAMP e é hoje um dos cientistas brasileiros de maior destaque e produtividade (Prêmio Scopus-Capes 2008). A sua grande motivação para fazer ciência é ver nela uma oportunidade única de acesso, ao nível molecular, à mente do Criador; aos conceitos supremos de lógica e inteligência química que Ele utilizou para criar a Vida e o Universo.





Prof. Ms. Eduardo Rodrigues da Cruz Bacharel em teologia pela Faculdade Teologia N.Sa. Assunção, São Paulo. Iniciou sua carreira como professor na PUC/SP em 1979, junto ao Depto. Teologia e Ciências da Religião. Em 1987 obteve o título de Doutor em Teologia pela Lutheran School of Theology at Chicago, em associação com a Universidade de Chicago. Realizou seu Pós-Doutorado no Institute for the Advanced Study of Religion na mesma instituição em 1993. Com vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos publicados, tanto em português quanto em línguas estrangeiras, tem também recebido vários auxílios da Fundação John Templeton. Participa regularmente de atividades acadêmicas no campo de Ciência e Religião, trabalhando atualmente sobre a noção de natureza humana, em recortes científico e religioso. É diretor do Centro Cardeal Arns de Estudos Interdisciplinares (CECREI) da PUC/SP.

 

IV Simpósio Internacional Darwinismo Hoje





Programação


SEGUNDA-FEIRA - 22/10
19h30
Abertura Oficial
19h45
CONFERÊNCIA 1: Michael J. Behe - "O Argumento para o Design Inteligente na Biologia
TERÇA-FEIRA - 23/10
9h
CONFERÊNCIA 2: Eduardo R. da Cruz - "O Darwinismo como religião implícita"
10h30
CONFERÊNCIA 3: Marcos N. Erberlin - "O Código da Vida: "Frozen Accident" ou Design Inteligente?"
14h30-17h30
OFICINAS:

Enézio E. de Almeida Filho
- "Aspectos científicos da teoria do Design Inteligente no contexto de justificação teórica"

Gustavo Andres Caponi - "Foi ou não foi Darwin o Newton da folha de erva?"
19h30
CONFERÊNCIA 4: Michael J. Behe - "Os Limites da Evolução Darwiniana"
QUARTA-FEIRA - 24/10
9h
CONFERÊNCIA 5: Aldo M. de Araújo - "Uma breve história das ideias sobre evolução e seus críticos"
10h30
CONFERÊNCIA 6: Michael J. Behe - "Respondendo Objeções ao Design Inteligente"
14h30-17h30
OFICINAS:

Adauto J. B. Lourenço
- "Evidências Científicas que Estabelecem as Bases das Propostas e dos Argumentos Criacionistas"

Gildo M. dos Santos Filho - "Evolução e a crise dos paradigmas na biologia"
19h30
MESA REDONDA:

Mediador:
Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes

-Michael J. Behe
-Aldo M. de Araújo
-Eduardo R. da Cruz
-Marcos N. Eberlin


 


INSCRIÇÃO:
http://www.mackenzie.br/4_darwinismo_inscricoes.html




 

Divulgação:

 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário